Você sabe para que serve cada tecla do teclado alfanumérico ?

09/03/2013 23:05

Você sabe para que serve cada tecla do teclado alfanumérico ?

Quer aprender um pouco mais ? Vamos lá então.

Levarei em consideração o teclado brasileiro (ABNT), aquele que depois da letra L tem o Ç. mas de certa forma servirá para muitos outros teclados também.

Como pode ver na figura acima, fiz uma separação no teclado para que vocês possam saber para que serve.

Teclas de funções: (parte marcada em cinza) – Compreende as teclas ESC, F1 a F12, PRINT SCREEN, PAUSE/BREAK, SCROOL LOCK, END, HOME, INSERT, DEL, PAGE UP, PAGE DOWN e as setas.

 

Teclado alfanumérico: (vermelho) – Compreende as teclas alfabéticas,numéricas acima do alfabeto, pontuações, acentuações, TAB, CAPS LOCK (OU FIXA), SHIFT, CTRL, ALT, ESPAÇO, ALT GR, tecla do WINDOWS, ENTER  e BACKSPACE.

 

Luzes indicativas: (vinho) – Compreende por 3 luzes indicando se algumas teclas estão ativadas (acesas) ou não.

 

Teclado numérico: (azul) – Compreende as telcas NUM LOCK, números em formato de calculadora, ENTER, vírgula, asterísco, barra, hífen e mais.

 

ALGUMAS DICAS ANTES:

Uso do teclado:

- MANTER O BOTÃO PRESSIONADO – Nesse caso, você precisa manter pressionado e não soltar.

- PRESSIONAR APENAS UMA VEZ – Clique único em alguma tecla do teclado. Se manter pressionado, pode dar errado o efeito que quer chegar

- MANTER O BOTÃO PRESSIONADO E SEM SOLTAR APERTAR OUTRO BOTÃO APENAS UMA VEZ – Você mantem um botão pressionado e sem soltar, apertará um outro botão apenas uma vez, isso terá efeito único. Se manter o botão pressionado, onde deveria apertar apenas uma vez, pode ter efeito múltiplo do efeito, ou seja, ao invés de fazer o efeito apenas uma vez, ele repetirá ação até que você solte o mesmo botão que deveria ter apertado apenas uma vez. Depois de apertar uma vez, pode soltar ambos os botões.

Uso do mouse: 

- CLIQUE APENAS UMA VEZ : Nesse caso se trata do botão esquerdo do mouse e clicar apenas uma vez.

- CLICAR DUAS VEZES para SELECIONAR TEXTO: Clicar duas vezes o botão esquerdo. Quando se tratar de texto, certifique-se que o cursor do mouse esteja no formato “I” e não de uma seta. Quando você ver que o mouse está no formato de uma seta e mexer para um local onde pode selecionar ou escrever qualquer texto, o cursor fica no formato de um “I”. Se por acaso o mouse estiver indo para um lado diferente da qual está mexendo, mantenha o mouse com os 2 (ou 3) botões virado para cima, mas também deixado, fixado na mesa ou mousepad. Uma vez feito isso a próxima coisa que você deve tomar cuidado é que os 2 cliques devem ser rápidos e entre um clique e outro o cursor não pode mexer. Portanto, quando estiver segurando o mouse, tome cuidado para esse apoio que está no mouse não mexa o mouse mesmo que sem querer. Se clicar duas vezes no mouse ele fará com que o texto seja selecionado (terá outra cor o texto e estará com um fundo diferenciado do resto.

- CLICAR COM O BOTÃO DIREITO: O clique deve ser único. Não é para manter pressionado. Geralmente aparece um menuzinho alternativo.

  • TECLADO  ALFANUMÉRICO:

TAB –

Essa tecla costuma ter o símbolo de duas setas com um pauzinho no final de cada seta. Usando em um EDITOR DE TEXTO (Word, Wordpad, etc) servirá como PARÁGRAFO. Ao contrário de algumas pessoas que usa barra de espaço várias vezes para dar o parágrafo, esse, não fica alinhado e o TAB deixa alinhado. Pode ser usado também para alternar opções quando há mais de um botão por exemplo. Na Internet, alterna entre um link e outro na página.

 

CAPS LOCK (ou FIXA) –

Em alguns teclados está como Caps Lock e em outros como Fixa. Quando apertado uma vez, uma LUZ INDICATIVA (parte vinho na figura acima), onde tem um “A” escrito (maioria das vezes é assim), fica aceso indicando que essa tecla está ativada. Uma vez ativada, quando digitando qualquer letra normalmente, sairá no editor de texto letras maiúsculas. Serve também na Internet e qualquer outro programa que permita escrita.

 

SHIFT - Essa tecla costuma ter desenhado uma seta para cima.

Tem também do outro lado do teclado alfanumérico. Ao contrário do CAPS LOCK que basta apertar apenas uma vez, essa só funciona se manter pressionado. Se manter pressionado e apertar uma vez qualquer letra (sem soltar Shift), o resultado vai variar de acordo com o CAPS LOCK. Se o Caps Lock estiver desativado (luz desligada), quando escrever com Shift pressionado, sairá letra maiúscula (ou seja, contrariando o Caps lock). Se o Caps Lock (ou Fixa) estiver ativado (luz acesa) e escrever com Shift pressionado, sairá letra maiúscula. No caso dos números, acentuações e pontuações do teclado alfanumérico irá perceber que em alguns deles tem algum símbolo desenhado acima na mesma tecla. Por exemplo, na tecla 2 tem um @ desenhado. Então, quando o Shift estiver pressionado e sem soltar ele, apertar o 2 uma vez, sairá o @ (nesse caso, independente do Caps Lock estiver ativado ou desativado). Vale também para qualquer outro programa que permita texto e Internet.

 

CTRL -

Conhecido também como a tecla “Control”. Está nos 2 lados do teclado alfanumérico. Ele é utilizado na maioria das vezes como tecla de atalho acompanhando de outra tecla. Nesse caso, sem soltar CTRL apertaria outra tecla. O resultado varia de acordo com o programa e o resultado que terá ao fazer isso. Mostrarei 2 exemplos que pode ser utilizado na Internet e textos.


CTRL+C –

Antes de fazer isso, selecione algum texto. Uma vez selecionado, segure CTRL e sem soltar, aperte C apenas uma vez. Se estiver em um editor de texto, preferencialmente o Word, ele fará uma cópia do texto (no Word, mostrará isso numa janela a parte).


CTRL+V 

Depois de fazer a cópia com CTRL+C, levando em consideração que você clicou em algum local onde haja texto e o local do cursor do mouse onde estiver piscando, segurando CTRL e sem soltar apertar V apenas uma vez, você irá colar o que você copiou anteriormente.
O efeito de copiar e colar pode ser feito na Internet, programas de texto e programas que possam usar texto. Dependendo, até mesmo figuras podem ser copiadas e coladas.

 

Tecla WINDOWS -

É uma tecla que tem o simbolo do Windows ou a marca do teclado que está utilizando (teclados Positivo tem o símbolo deles). Está localizado nos 2 lados do teclado alfanumérico. Quando clicado apenas uma vez, abre o menu Iniciar do Windows. Pode ser utilizado também como tecla de atalho. Por exemplo, se tiver muitos programas abertos, segurar a tecla do Windows e sem soltar, apertar D apenas uma vez, todos os programas serão minimizados.

 

ALT - Localizado nos 2 lados do teclado alfanumérico.

Uma vez que você abra um programa, a tecla ALT sozinha pode selecionar o primeiro menu do programa lá em cima. Uma vez feito isso, se você mexer nas setas, poderá navegar entre os menus (setas esquerda e direita) ou entrar nos submenus (setas para cima e para baixo). Não funciona em todos os programas. Na Internet, funcionará apenas no navegador. Pode ser usado como tecla de atalho como por exemplo ALT+F4 onde fecha o programa que está usando e dependendo do programa, fecha direto ou pergunta antes se quer salvar o arquivo.

 

Tecla menu –

Não sei exatamente o nome dessa tecla. Pressionando apenas uma vez, levando em consideração o local onde o cursor está piscando e o programa onde está esse cursor, abrirá (ou não) um menuzinho, da mesma forma que aconteceria se nesse mesmo lugar e programa onde está o cursor você pressionasse o botão direito do mouse. O menu pode não aparecer dependendo do programa e do local onde está clicando.

 

ALT GR –

Lembra quando disse que o Shift pode ser usado em teclas que tenha alguma coisa escrita na mesma tecla na parte de cima ? Pois bem, algumas teclas tem 3 coisas desenhadas na mesma tecla e essa 3ª se trata do AltGR. Teclas como 1,2,3,4,5,6, [, ] tem 3 coisas desenhadas. As teclas numéricas descrita só vale para o teclado alfanumérico (acima das letras). Quando algo está desenhado acima de uma dessas tecla, vale o Shift pressionado. AltGR vale o da direita. Geralmente sai símbolos raramente utilizados. Por exemplo: Segurando AltGR e sem soltar apertar apenas uma vez a tecla 4, o resultado é £ que é o símbolo da moeda da Inglaterra.

 

ENTER –

Dependendo do teclado, ele tem uma tecla grande (nem sempre é grande) acima do CTRL direito e também o botão na extrema direita, no teclado numérico.  Em alguns teclados o ENTER pode ser escrito isso ou até mesmo ser desenhado uma seta que desce e depois vira para esquerda. Em um editor de texto ele serve para dar uma nova linha. Na Internet, se estiver usando texto pode servir para dar nova linha ou confirmar uma ação como envio de mensagens ou confirmar o botão que está selecionado.

 

BACKSPACE –

Quando estiver em um editor de texto e o cursor estiver piscando, apagará o texto que estiver à esquerda do cursor. Na Internet, fará o navegador voltar à página anteriormente visitada.

 

FN (válido apenas para notebooks e netbooks) –

Em notebooks e netbooks geralmente não existe um teclado numérico, então para que a pessoa possa utilizar assim mesmo, coloca-se uma tecla FN entre o CTRL esquerdo e a tecla do Windows esquerdo. Cada teclado o FN está escrito na tecla de alguma cor diferente das demais teclas. No entanto, algumas letras poderão ter escrito algo pequeno de mesma cor da tecla do FN. Isso quer dizer, que nessas teclas quando pressionado FN apenas uma vez, passaria a funcionar o teclado numérico. Por exemplo na tecla U funcionaria o 4, na letra K funcionaria o 2, e apor aí vai.